quarta-feira, junho 09, 2010

Fios de Kirschner




Hoje retirei os três fios de Kirschner que foram colocados no osso do meu antebraço chamado rádio, há mais de um mês atrás. Que venha agora a fisioterapia, vou voltar a andar de moto, comer carne com educação no restaurante, digitar com as duas mãos, jogar futebol e lembrando que foi numa partida de futebol entre amigos que fraturei o punho esquerdo. A retirada foi sem anestesia, mesmo porque não dói, o que arde mesmo é a ferida aberta ali na hora. Depois passa. Só dá pra sentir o metal sendo puxado. O ortopedista apenas disse "respira fundo" e pronto! Se você não sabe como é a colocação e a retirada, achei alguns vídeos bem ilustrativos. Devo esclarecer que não estou em nenhum deles. É verdade que a minha mão está meio boba e já tomei tapa de garota por causa de "mão boba", mas esta é inofensiva. Agora preciso me readaptar. Lá vamos nós de novo!







42 comentários:

Bethinha disse...

Olá Chang, sofri um acidente de moto e coloquei um fio de kirschner no dedão da mão.... Tô com medo de tirar.. rsrss

Chang disse...

Caramba, nem quero imaginar o que é ter um fio de kirschner no polegar! Quando você for tirar, só vai sentir o puxão. Comigo não chegou a doer nada.

Allex_CastroO disse...

Sofri um acidente de moto, e tive uma fratura luxação escafo-perisemilunar. Foram colocados dois fios de kirschner no pulso, mas já foram retirados...não cheguei a sentir dores, mas só de sentir os fios sendo puxados, já arrepia. Agora é ir para a fisioterapia...

Chang disse...

Boa sorte na fisioterapia Allex... eu tb ando de moto, mas nenhum acidente por enquanto, assim espero...

Di Santana disse...

Tenho um desses no meu cancanhar entrando até metade da perna.Me acidentei de moto em Julho/2011 e quebrei a tibia , o calcaneo , um pequeno peaço do talus.Até agora foram duas cirurgias , 65 pontos , uma placa com 5 parafusos e mais dois avulso. O médico disse que tenho que ficar com o fio durante 3 meses , ou seja acredito que em Outubro eu esteja retirando e começando as sessões de fisio .

GESTOR DE SEGURANÇA(UMA VIDA DE DEDICAÇÃO) disse...

OLÁ
SOFRI UM ACIDENTE ONDE QUEBREI O ESCAFOIDE E AS PONTAS DOS OSSOS DO BRAÇO FORAM COLOCADOS 08 FIOS DE KIRSCHNER A DOUTORA FALOU QUE IRIA SENTI MUITA DOR DEPOIS DA CIRURGIA O NEGÓCIO É QUE DEPOIS DE 15 DIAS DEPOIS ESTOU SENTINDO MUITA DOR EM PONTOS ONDES ESTÃO OS FIOS O GESSO ESTÁ EM CIMA DOS E CAUSA ARDENCIA ISSO É NORMAL FICA COM ESSA SENSAÇÃO DE DESCONFORTO ATÉ A RETIRADA DESSES FIOS SINTO-ME BEM MELHOR MAIS ESSA DOR EM REGIÕES ESPERCÍFICA É QUE ENCOMODA.
KLAITONN@YAHOO.COM.BR

Wellyngton disse...

Queria saber ser posso ter um vida normal com os (fios de kirchner) dentro meu braço tipo ( jogar basket. Vôlei e malhar)

Wellyngton Sarges disse...

Queria saber ser posso ter um vida normal com os (fios de kirchner) dentro meu braço tipo ( jogar basket. Vôlei e malhar)

Wellyngton Sarges disse...

Quaria saber ser posso ter uma vida normal com os (fios de kirchner) dentro do meu braço
Tipo. ( jogar basket. Vôlei e malhar. Qualquer resposta vlw.

Chang disse...

Na verdade Wellyngton, eles servem apenas para fixação temporária e depois são retirados. De resto, dá pra levar de boa, dependendo da gravidade da sua fratura.

bruno alves disse...

estou com o fios de kirschner a 27 dias e estou sentindo muito dor acho q ta infamado nao vejo a hora retirar o fio seguir a vida normalmente

anna karollina disse...

Bom dia,gostaria de saber quanto tempo vc ficou com os fios de kirschner

Sergio Arruda disse...

Bom dia,fiz uma cirurgia no pé a 25 dias. Estou com 5 fios de kirschner,em quanto tempo eles serão retirados e sera que doi ao retira-los

Chang disse...

Eu fiquei com os fios por mais de um mês. Não sou médico, mas creio que a permanência deles depende do grau da lesão e do tempo de cicatrização necessário já que a etapa seguinte seria a fisioterapia. Só o médico pode afirmar com certeza por meio de uma radiografia. Na hora da retirada não dói nada, sentimos apenas o puxão do metal já que será retirado por meio de um alicate rsrs.

Fred Tanaka disse...

gostaria de saber quanto tempo após a retirada começou a fazer fisioterapia.

Chang disse...

Fred, no meu caso, acho que fiquei um mês e meio com eles até a retirada. Mas o que mais incomodava era a tipoia e a tala que mantinham o meu braço fixo em 90°. A fase seguinte era a tala apenas no antebraço e depois a retirada dos fios de metal. Estes não incomodavam tanto.

Fred Tanaka disse...

É que estou para retirar os fios da minha mão e gostaria de saber como será depois, se no dia seguinte da retirada já poderei fazer fisio, ou se eu vou continuar com a tala, como será depois de retirar.

Chang disse...

Comigo foi tranquilo quando retiraram os fios. O médico vai com o alicate e puxa os metais. Nenhum efeito colateral. Depois fiz a fisioterapia normalmente. Creio que a gravidade da lesão é que vai definir como será o processo de fisioterapia. No meu caso, foi mais uma lesão causada por um jogo de futebol do que queda de moto, por exemplo.

Ana Carolina Galvão Reis disse...

Os fios ficam pra fora? Ficam visiveis? Fiz uma cirurgia e utilizaram is fios. Mas nao sei se ainda estao la, nao aparece nada externamente. Coloquei também placa e parafuso no punho.

Chang disse...

Não sei como utilizaram os fios na sua cirurgia. No meu caso, foi para corrigir a luxação no meu punho e evitar de se deslocar antes da cicatrização. Quem pode tirar esta dúvida é o seu ortopedista, com certeza.

Glaucia Noba disse...

Eu tirei os fios faz uma semana, mas está bem dolorido.
Tô fazendo fisio e não consigo girar meu pulso
Por quanto tempo ainda fica dolorido?

Chang disse...

Pois é, difícil saber. No meu caso, foi uma luxação que não foi tratada no devido tempo e aí fui parar na mesa de cirurgia para o ortopedista colocar no lugar com fios de kirschner em vez de uma simples imobilização com gesso. Depois da retirada, não sentia dores. Se você está sentindo dores, na certa o seu grau de lesão foi bem maior que o meu.

Cleber Gobira disse...

Tive fratura bimaleolar no tornozelo. Tenho agora um fio de Kirschner. Depois que retirei a tala o médico pediu que eu mexesse o pé com movimentos suaves, porém esses movimentos causam bastante dor, já que o fio rasga a pele ao redor dele e já está começando inflamar o local. Vou retirar o fio depois de 45 dias da cirurgia. Faltam 30 ainda.

Chang disse...

Cleber, desejo melhoras e uma ótima recuperação da cirurgia. Abs!

Jonildo.com disse...

olá quebrei os dois ossos do antebraço esquerdo, Ulna e Rádio. coloquei uma placa e 5 parafusos e tenho esse fio Kirschne e no RÁDIO. gostaria de saber de vcs se esse fio trava os movimentos, pois meu antebraço e punho estão bem travados sabe. e as fisioterapias só podem iniciar depois de sua retirada isso??

Chang disse...

Jonildo, o objetivo dos fios de kirschner é justamente garantir a estabilidade dos ossos quebrados. Pense no bife a rolê por exemplo, onde os palitos de dentes são espetados para prender o bife com a cenoura. Até a retirada destes fios, não vai ter muita mobilidade mesmo. Paciência é a palavra-chave. Inclusive tava trocando uma ideia com um amigo e ele teve que colocar uns 5 ou 6 fios de Kirschner na mão dele porque sofreu um acidente. Os ossos da mão estavam soltos!

Pablo Menezes disse...

Olá Chang.
Olha, sofri um acidente de carro no mês de agost se fraturei o cotovelo direito. Daí tive que fazer cirurgia e colocaram o fio. Comecei a fisioterapia com um mês de cirurgia feita. Mas o medico nao comentou nada sobre a retirada desse fio. Gostaria de saber se será necessário retirar mesmo ou se posso continuar minha vida normal com esse fio. Obg e um abraço.

Chang disse...

Fala aí, Pablo. Creio que seja necessária a retirada mesmo que ele não tenha comentado. Mas pode perguntar para ele numa próxima consulta. Achei estranho você começar a fisioterapia mesmo com a presença do fio. Eu só comecei depois da retirada. Desejo melhoras para você. Abraço!

Adriana Gabriel disse...

Quebrei a extremidade distal do rádio. Coloquei placa 11 parafusos e o fio. O fio está dentro da pele sem ponta pra fora e dói demais. Será que é assim mesmo?

Adriana Gabriel disse...

Ou será ero médico?

Adriana Gabriel disse...

Ou será ero médico?

Diane Braga disse...

Olá Chang meu esposo caiu e quebrou a clavícula e tá com fio de kichiener é necessário retirar-los

Chang disse...

Adriana, acho bom ver isso aí. Tentar uma segunda opinião para checar se colocaram certo esses fios.

Chang disse...

Diane, que eu saiba, os fios são temporários, retirando-os depois de um tempo mas tire a dúvida com o ortopedista para ter certeza.

Adriana Gabriel disse...

No meu caso tb Ana. A ponta só fio não está fora da pele.

Jonatas Luiz disse...

Oi chang queria saber quanto tenpo leva para os movimentos voltarem ao normal??

Chang disse...

Olá, Jonatas! O tempo de recuperação vai depender do seu grau de lesão. Converse com o seu ortopedista e também com o fisioterapeuta para sanar esta dúvida.

Unknown disse...

Fiz cirurgia no punho e foi colocado uma placa, 4 parafusos no radio distal e 5 fios. Hj faz 8 dias e sinto fortes dores nos dedos e dois estão duros não consigo mexer. E normal?

Chang disse...

A sua fratura, pelo visto, foi feia. E como a cirurgia é recente, dor é normal. Se você não consegue mexer em dois dedos, significa que seja para não mexer mesmo. Tire a dúvida com seu ortopedista.

Ana Carolina Galvão Reis disse...

Os fios q colocaram ficaram somente enquando durou a cirurgia, ao fim foram removidos. Minha recuperação foi rapida. Em relação aos dedos ficarem duros, meu medico me disse q eu precisava movimentar, tipo abrindo e fechando a mao justamente para q nao cicatrizasse por dentro e nao endurecesse algum nenrvo...enfim, foi oq eu fiz. Em dois meses e meio ja tava sem nem um tipo de imobilização e fiz reforço muscular ao invez de fisio, na academia q eu treino muay thai.... voltei a treinar de leve no inicio. Com quatro meses ja tava treinando normal. Convivo bem com minha placa e meus seis parafusos! :)

lu natura disse...

Olá! Fraturei o V Metatarso do pé esquerdo,o médico colocou um fio de Kirschner, ficarei com o mesmo 48 dias, a minha ansiedade é saber qual é o tempo estimado(considerando cada um) para caminhar normalmente e praticar corrida de rua.

Chang disse...

Olá Lu! Difícil prever. Infelizmente, não sou médico, queria fazer medicina mas desisti durante o colegial. Bom, pelo tempo que você tem que ficar com os fios (48 dias) imagino que a recuperação será bem lenta. Tem a fase da fisioterapia, começar a caminhar normalmente. Corrida de rua seria um plano secundário na minha opinião, será necessária uma dose grande de paciência pra suportar a ansiedade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Busca

Carregando...