quinta-feira, maio 06, 2010

3 dias no hospital público - parte 1

A aventura pela qual passei nos úlimos dias não foi em hotel cinco estrelas durante uma viagem paradisíaca. Tudo começou por causa uma partida de futebol society entre amigos no dia 13 de abril. Tentei defender um chute forte. A defesa eu fiz mas depois só vi estrelas porque machuquei a mão esquerda. Como sou bicho teimoso e procrastinador muitas vezes, não fui logo ao médico. Deixei passar mais de duas semanas. Só depois do inchaço do trauma diminuir é que eu reparei que meu punho esquerdo estava "desalinhado". Corri para o ortopedista no último domingo, meio apreensivo é verdade e também arrependido por não ter dado ouvidos a conselhos de pessoas próximas e levando a coisa toda em banho-maria. Quando contei ao médico da demora ele ficou surpreso e fez uma cara de pesar, ainda mais depois da radiografia. Fratura no rádio e só com cirurgia para colocar de volta no lugar certo.

A cirurgia foi feita no Hospital Luzia de Pinho Melo, uma espécie de hospital-escola onde podemos encontrar em sua maioria estudantes da Unifesp, uma das melhores faculdades de medicina do país, sem querer fazer média. É um hospital público mas é referência em cirurgias ortopédicas na Região do Alto Tietê, formada pelas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba-Mirim, Salesópolis, Arujá, Itaquaquecetuba, Guararema, Igaratá e Santa Isabel. Abaixo o raio-x da encrenca:


O procedimento adotado foi a técnica de redução com aplicação dos "Fios de Kirschner" para fixação (nenhum parentesco com o ex-presidente argentino Nestor Kirschner). Só para esclarecer: as fotos abaixos foram feitas quando o ortopedista tirou a tala para mostrar como a cirurgia foi feita.

Continua no próximo post... (só para escrever este texto demorei bastante, já que só disponho da mão direita no velho e bom estilo "cata-milho").

12 comentários:

Nathana Brum disse...

Olá... Fraturei o meu punho em uma queda de moto, domingo retrasado e vou precisar por esses mesmos Fios de Kirschner que vc colocou... dói muito? como é? depois que coloca os fios engessa? To com medo, rss. Obrigada.

Chang disse...

Pois é Nathana... não dói porque vão te anestesiar... no meu caso, foi anestesia local no braço inteiro e me botaram pra dormir na mesa de cirurgia... é tipo uma marcenaria, o cirurgião vai com uma furadeira e depois coloca estes fios de kirschner e bate com o martelo pra firmar rs... tem uns vídeos no Youtube sobre isso... na hora da retirada, o médico vai com um alicate e puxa os metais, tenhos eles guardados até hoje hehehe...

Anônimo disse...

Coloquei 4 fios desse no meu braço esquerdo e to MORRENDO de medo de tirar.... Coloquei dia 15 mas o meu tá só as pontinhas pra fora, num tá igual o seu que ta alguns centimetros pra fora... cara que TERROR!!!

Chang disse...

Mariana, depois de um tempo, dá uma cicatrizada no local e quando o ortopedista for retirar, você até sente o puxão mas não dói nada...

Anônimo disse...

Oi gente eu tbm fraturei meu punho em acidente de moto , e coloquei estes fios, retirei a poucos dias atras, ñ dói nada , pq estava com anestesia geral claro kk , tenho uma duvida , meu punho ñ se move mais e minha mão ficou meia torta , qto tempo mais ou menos de fisioterapia fara ele voltar ao normal?

Anônimo disse...

Oi gente tbm quebrei meu punho em um acidente de moto, e coloquei estes mesmos fios ai, tirei faz 5 dias, não doeu pq eu tomei anestesia geral, porém meu punho não se move mais, ficou torto, queria saber , depois de quanto tempo de fisioterapia mais ou menos que ele vai voltar ao normal?

Anônimo disse...

Oi gente tbm quebrei meu punho em um acidente de moto, e coloquei estes mesmos fios ai, tirei faz 5 dias, não doeu pq eu tomei anestesia geral, porém meu punho não se move mais, ficou torto, queria saber , depois de quanto tempo de fisioterapia mais ou menos que ele vai voltar ao normal?

Chang disse...

Oi Aninha! Quem pode te dizer isto é o ortopedista ou fisioterapeuta... no meu caso, perdi parcialmente os movimentos do meu polegar esquerdo, não consigo mais fazer jóia, portanto, o ato "curtir" já era rsrs... e o meu receio realmente era na época da cirurgia, do meu punho ficar torto... ainda bem que o médico conseguiu colocar no lugar... No começo, meus movimentos do punho ainda estavam limitados, mas com o tempo foi voltando ao normal, pode ser que no seu caso, apesar de torto, consiga pelo menos recuperar os movimentos... torço por sua recuperação! Abraço...

Unknown disse...

Eu tbm quebrei o punho tenho 13 anos e fiz a primeira revisão hj tenho 2 fios iguais a esses de vez em quando doi n consigo dormi direito e n sei quando vou tirar e quero saber quanto tempo vc ficou

Anônimo disse...

Eu fiz fraturei o punho é fiz a cirurgia com esses msm fios, na primeira semana pós cirurgia ñ sentia dores eu tomava codein 30 mg, após a primeira consulta pós cirurgia foi feito troca de curativo, e desde então estou sentindo dores insuportáveis meus s dedos incharam, fui no ortopedista novamente e ñ acharam nada de anormal a cicatrização está Boa e o raio x tb, agora estou tomando tramal100mg e dipirona 500mg mas ainda assim sinto muitas dores, alguém mais sente isso?

Unknown disse...

Meu filho de tres anos tambem quebrou o punho so que tenho uma duvida ele esta com uns deste fios no cotovelo este procedimento e normal ...

Unknown disse...

VC estava sob efeito de anestesia Quando tirou o fio?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Busca