quinta-feira, maio 07, 2009

Histórias de superação


Por que apreciamos e gostamos de ouvir histórias de superação? Deve ser porque em algum momento de nossas vidas descobrimos que não somos Super-Homem e sim, um Clark Kent abobalhado e sem carisma. A maioria das vezes fazemos o que o Super-Homem faz, mas ao contrário. Ele se disfarça na pessoa de Kent, um cara sem graça e que não precisa chamar muito a atençao para si. Nós somos Clark Kent atrapalhado querendo dar uma de Super-Homem. E tentando conquistar a mulher que não quer saber de Kent porque está apaixonada por Super-Homem.
Em momentos de crise e de grandes tragédias, podemos ouvir muitas destas histórias. O ser humano não foi criado para ser perfeito. E quando ele faz algo muito além do que se poderia imaginar, isto é super! Não gostamos de nossas fraquezas, mas mesmo Super-Homem tem medo de criptonita e nem pode chegar perto. Ao ouvir histórias que inspiram, vindas de outros seres humanos falhos, tanto quanto nós, acreditamos no possível. Se ele (ela) podem, por que eu não posso também? A vida é maior do que os problemas que enfrentamos, dos quais buscamos soluções.
Uma vez um colunista escreveu no jornal dizendo que Ronaldo Fenômeno quando morrer, serão necessárias três autópsias. Para ter certeza de que morreu mesmo. Porque toda vez ele renasce. São histórias como estas que me levam a ter um espírito mais leve. Não é à toa que o filme Dois Filhos de Francisco foi um sucesso de bilheteria. Mais do que a trajetória de dois artistas, foi o retrato da superação de uma família condenada a viver no ostracismo, se não fosse por um homem que acreditou no possível. Garanto que não é perda de tempo buscarmos saber sobre histórias de sucesso e superação nos livros ou na internet. O que eu acho pura perda de tempo é ficar atrás de assuntos superficiais e que não acrescentam em nada, como por exemplo, saber sobre o cotidiano das celebridades e daquelas que se acham celebridades. Uma parcela dos brasileiros é igual a barco a vela. Dependente de bons ventos para se chegar a algum lugar. Aqueles que são as histórias de superação são movidos a motor. Para se chegar a algum destino é só ligar.

10 comentários:

Anônimo disse...

PELO NÚMERO DE COMENTÁRIOS ATÉ O MOMENTO, PERCEBE-SE O MUNDO EM QUE VIVEMOS! ALIÁS DO JEITO QUE AS COISAS ANDAM VIVER JÁ É UM SUPERAÇÃO!

Graham disse...

Nossa...sinceramente, incrivel o texto gostei muito, vou seguir esse blog. Nada que se admire mais numa vida doq a força de superação. Eu no momento vivo um momento de me superar e só quem passa por algo igual sabe o quanto é dificil,porém, seguir em frente mostrar-la o quanto é importante e bom essa fase. como digo sempre: é interessante passar pelo o fundo do poço.

Parabens pelo o blog. Abrx

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO TEXTO, MT INTERESSANTE. REFLEXIVO.

Anônimo disse...

Estava na internet em busca de textos de superação. claro que tenho um motivo para isso. Represento uma figura quase "mítica" na sociedade contemporânea, sou bombeiro. Na verdade sou um Clark Kent na minha vida comum. Sou formado em história, sou casado, tenho dois gatos e muitas contas para pagar. Mas quando entrava de serviço e vestia minha farda, algo dentro de mim se transformava. Eu virava um "herói". Não um herói celebridade. Nunca busquei fama para as minhas ações. Até porque bombeiro não trabalha sozinho, tem um grupo de outros intrépidos colegas que estão ali juntos para o que vier. Hoje procuro um exemplo de superação. Há 2 meses cai de uma escada e fraturei a coluna. Passei por duas cirurgias de emergência e passado o sufoco hoje estou bem. Foi uma queda e tanto, foram 7 metros caindo de costas, sem defesa. Dizem que eu nasci novamente e já sugeriram pra eu fazer um aniversário nessa nova data, 28 de fevereiro. Já refleti e muito sobre tudo isso que me aconteceu. E juro que tento encontrar a cada dia superação pra vencer a dor e a sequela de não poder ser mais um super-herói. Claro, tento buscar outros objetivos pra minha vida a partir de agora, mas é difícil. Por isso a procura por história de superação. Desculpe-me o desabafo mas aproveitei o espaço e fiquei menos pesado.

Chang disse...

além de encontrar inspiração nas histórias de outras pessoas, um dia você pode se tornar a própria história de superação... abraço

moveis e colchoes disse...

muito bom seu blog gostei muito a nossa sociedade precisa ver e sentir para conseguir entender e parar de fechar os olhos para os casos que acontecem atualmente sao muitos casos como o do bombeiro que deixou seu desabafo poxa quantas vidas ele deve ter salvado e hoje sofre com a consequencia de ter tentado salvar alguem mais e ai e asociedade tem olhado pra este heroi nao so sabem caluniar as pessoas e julgarem é uma pena porem torço para que as pessoas tenham suas superaçoes e tambem seu reconhecimento melhor se superar-se é ser reconhecidoa,final o reconhecimento do nossos atos é uma grande motivaçao para superaçao

fabiano disse...

Primeiramente Parabens pelo blog..sempre leio frases reflexivas,hoje optei por colkar historia de superaçao..e me debato com um excepcional texto,com q me fez pensar em muitas coisas...depois leio os comentarios e vi a historia desse magnifico homem O bombeiro,espero poder retornar nesse blog e ler um comentario q mostre q esse homem superou tudo e conseguiu ser melhor ainda numa outra carreira...Muito Obrigadoo por motivar-me a tantas coisas,antes mesmo q eu tenha desistido...Vou atras de meus snhos com muita Fé em Deus e lembrando desse Blog genial....

Aprendiz Forno e Fogão disse...

Edilma. Muito legal esse espaço.
A experiência dos outros nos ajudam
a querer também lutar,e superar as dificuldades que vem. Hoje eu tenho um grande motivo para continuar lutando, é meu filho.

joao flavio disse...

bém discupa pelo erro de digitação. adorei ler o seu blog. tbem quero apreder ter mais conviança em mi e superar oque eu pasei e paso quero seguir em frente quero ter um obisetivo pra mi quero pensar num futuro.. pasei perdas na familha, ilusão amorosa ..decepisão com amigos . perda de vontade dividas. e etc ..quero superar isso tudo não e que quero disser que vou superar e nunca mais vai volta os problemas mais que esta ciente e saber compater eles . poristo busco superasão de vida . e acredito que vou conseguir ser mais feliz que sou hoje
eu lim uma superasão de vida e adorei uma frase pequena e ( renovar e vive ) isso mi ispiro que temtar ou busca algum novo vai mi incina viver menhor agradeço a deus por abri minha mente e tenho fé que di hoje adiante vou superar minhas frustasoes . obrigado pelo texto vou cola ele na minha mente

sonhando disse...

texto sincero, simples e inspirador, pelo visto não estou só na busca por histórias de superação, como você bem disse quero mudar a direção do meu barco a vela e ligar o motor!! ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Busca

Carregando...